sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Agentes de trânsito: confusão para na delegacia


fato foi registrado na manhã desta sexta-feira, 4, na Praça General Valadão, quando um jovem se envolveu com agentes de trânsito
04/02/2011 - 17:52

Fato foi registrado embaixo do prédio onde funcionou o Hotel Pálace, Centro (Foto: Portal Infonet)
“Eu fui comprar uma água no restaurante, quando o agente da SMTT me deu um choque. Quando eu disse que estava apenas entrando para comprar uma água, sabe o que eu ouvi? [O mal do brasileiro é a curiosidade]. Meu Deus quanto despreparo. Um guarda de trânsito, armado, deixando a arma cair num local como esse, em pleno Centro Comercial de Aracaju”. Esse foi apenas um dos desabafos feitos na tarde desta sexta-feira, 4 na esquina da Praça General Valadão com rua Geru.

A revolta maior está entre os camelôs que passaram todo o dia relembrando o episódio ocorrido por volta das 10h desta sexta-feira, quando agentes da SMTT estavam, segundo camelôs e transeuntes, ‘multando’ motoqueiros na praça.

“Tudo começou quando os guardas estavam multando e naturalmente nós que trabalhamos aqui como camelôs, ficamos aqui olhando, foi quando um deles olhou para um colega nosso e perguntou porque estava olhando pra ele, o agente. O rapaz apenas respondeu eu estou olhando porque você está olhando pra mim. Do nada, ele partiu pra cima do rapaz batendo e dando choque. Foi quando o rapaz entrou no restaurante e aí ele nem respeitou, nem quis saber se tinha criança e junto com os outros agentes, espancaram meu colega”, conta outro camelô que não quis ser identificado.

“O que mais revolta a gente é que o rapaz não fez absolutamente nada para ser tratado como um marginal. E também porque mostra o despreparo dos agentes de trânsito, deixando a arma cair. E se ela disparasse e acertasse em um inocente? E se o rapaz que estava sendo agredido fosse também violento e tivesse pegado a arma e atirado? Uma mulher de 65 anos saiu em defesa do rapaz e também levou um choque. E ele ainda achou pouco, pegou uma faca no restaurante para dizer que o rapaz estava armado e agora arranjou uma testemunha para dizer que sofreu crime de racismo”, complementa outra testemunha no local.

Restaurante

No restaurante, a situação de medo e revolta não é diferente. Procurado pela reportagem do Portal Infonet, o proprietário tinha saído, mas um funcionário não se negou em falar [também pediu para não ser identificado]. “O dono ainda não decidiu que providências tomar. Eles invadiram e espancaram o rapaz como se fosse bandido, deixando todo mundo assustado e ainda disseram que o jovem estava armado com uma faca, mas não é verdade. A sorte é que uma pessoa filmou, mas já foi no final. Coisa foi lá fora”, diz o funcionário.

SMTT

O coordenador de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), major Paiva informou que os agentes estavam fazendo o trabalho de fiscalização do transporte irregular de motocicletas no Centro, quando foram surpreendidos por um jovem que foi tirar satisfações. “O estranho é que o rapaz não tinha motivo plausível para fazer isso, pois sequer ele tinha uma moto no local.

O rapaz mostrava-se estranho, como se tivesse feito uso de drogas ou de álcool e agrediu os agentes verbalmente. Um dos nossos agentes é negro e ele o chamou de ‘preto safado’. O rapaz insistiu nas agressões verbais e os agentes lhe deram ordem de prisão. Como ele resistiu e entrou no restaurante, os agentes tiveram de agir de força e o conduziram à Delegacia de Grupos Vulneráveis, onde foi lavrado o flagrante e ele foi preso por injúria racial”, esclarece major Paiva.

Fonte: http://www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=109424&titulo=cidade

Nenhum comentário: